Regras da modalidade PRECISÃO individual

Regras Oficiais elaboradas pela IFBA - International Federation of Boomerang Association.
Livro de Regras versão 1.5 de 2018.

O Campo

Objetivo:

- Marcar a maior pontuação em 10 arremessos válidos.

Raias:

- 2m, 4m, 6m 8, 10m e 20m

Raias de pontuação:

- 2m, 4m, 6m, 8m, 10m

Para pontuar:

- Distância mínima de vôo do bumerangue para ser considerado arremesso válido: 20m

- Bumerangue deverá cair nas Raias de pontuação sem bater no competidor ou algum outro obstáculo exceto o chão

Pontuação:

- Os pontos são marcados de acordo onde pararam

- Pontuação oficial é a soma do total de pontos em 10 arremessos válidos

Round (sessão de arremessos):

- Cada competidor tem 05 rounds de 2 arremessos intercalados com outros competidores (grupos de competidores);

- O competidor nunca poderá arremessar antes do anúncio de "Raia livre" ("Circle is clear") pelo Juíz principal;

- Após o anúncio de "Raia livre" ("Circle is clear") pelo Juíz principal, o competidor tem 15 segundos para fazer o primeiro arremesso do round;

- Quando o bumerangue para no chão, o competidor não pode pegá-lo até o Juíz principal anunciar a pontuação;

- O competidor deve aguardar o anúncio de "Raia Livre" e fazer seu segundo arremesso (em no máximo 15 segundos);

- Novamente deve aguardar o anúncio da pontuação e então retirar seu bumerangue dando a vez para outro participante;

- O competidor deverá se dirigir para trás das Raias de pontuação em sentido oposto ao ponto de arremesso e aguardar a sua vez novamente.

Warm-up (aquecimento):

- Warm-up geral para todos os competidores  tem o tempo de 10 minutos antes de iniciar o evento;

- Após o encerramento do Warm-up geral nenhum competidor poderá fazer arremessos até seu warm-up individual;

- Deve-se fazer o aquecimento fora das Raias de pontuação para que se preserve as linhas (não se apaguem);

- Iniciado o evento, cada grupo de competidores terá 03 minutos de aquecimento antes de iniciarem seu primeiro round (os demais rounds não tem aquecimento);

- Neste aquecimento de 03 minutos, os competidores poderão fazê-lo dentro das Raias de pontuação para que possam aferir a distância (mínima requerida: 20 metros);

Oficiais por raias:

- Devem ser os próprios competidores que atuarão como juízes;

- 01 Juiz principal, que observa se há a ocorrência de "foot fault" (pisar sobre a linha, ou fora dela,  o que é considerado "queima" e anula o arremesso) e anuncia o início do round exclamando "Raia Livre" ("Circle is Clear"). O competidor tem 15 segundos para o arremesso. O Juíz principal, em sendo necessário caso o competidor estiver demorando para arremessar, anunciará a contagem regressiva: nos 10 segundos restantes e então a contagem final 5, 4, 3, 2, 1 e Pare. Se o competidor não conseguir arremesar neste tempo terá o arremesso anulado;

- 01 Juíz central (que também observa o "foot fault") faz o anúncio da pontuação de cada arremesso;

- 01 "scorekeeper" (marcador de pontuação), responsável em lançar na planilha a pontuação anunciada pelo Juíz central;

- No mínimo 03 juízes de linha, posicionados na linha de 20 metros que verificam se a distância é válida. Os competidores que não estão "on deck" (grupo que arremessará imediatamente após o grupo na raia terminar seus 5 rounds) deverão ficar como Juízes de linha.