Regras da Modalidade MTA - Máximo de Tempo no Ar

Regras Oficiais elaboradas pela IFBA - International Federation of Boomerang Association.
Livro de Regras versão 1.5 de 2018.

O Campo

Evento que pode ter duas formas:

1 de 5 - Computado o melhor arremesso entre 5 arremessos.

ou

3 de 5 - Computado a soma dos 03 melhores arremessos entre 05 arremessos.

Objetivo:

- Fazer o bumerangue voar o maior tempo.

Raia:

- 50m
- É possível até 10 competidores por grupo e acima de 06 grupos por raia.

Para pontuar:

- Não há distância mínima requerida;
- Arremesso legal em qualquer lugar dentro da Raia de 50 metros;
- Pegada legal em qualquer lugar da área predeterminada como campo (dentro ou fora da Raia de 50 metros)
Nota: se o competidor não estiver completamente dentro da área predeterminada como campo, para que a pegada seja legal, ele precisa tocar o chão da área legal durante a pegada.
Exemplo: o bumerangue está saindo da área legal e o competidor pula conseguindo efetuar a pegada, mas para ser considerada pegada legal, ele precisa cair dentro ou na linha da área legal.

Pontuação:

- No MTA 100 1 de 5 é considerado o melhor tempo entre 05 arremessos;
- O máximo de tempo em vôo do bumerangue com pegada legal determinará o score (pontuação).
- O limite máximo para o score é de 50s. Exemplo: o bumerangue voa por 58 segundos - o tempo a ser marcado (score) será 50 segundos.
- Nenhum objeto poderá ser arremessado para bater no bumerangue a fim de que este fique dentro do limite preestabelecido como área legal de competição. Exemplo: o bumerangue está saindo da área legal e o competidor joga seu boné acertando o bumerangue e este voltando à área legal e então efetua a pegada. Esta é uma pegada não legal;
- Se um pássaro ou morcego bater no bumerangue, é permitido um re-throw (rearremesso) no final do round.

Round:

- São formados grupos de jogadores para cada round. A quantidade de grupos (e competidores por grupo) dependerá da quantidade de competidores;
- Cada round consiste em 5 arremessos para cada competidor em ordem alternada entre os grupos;
- Assim que todos os competidores de um grupo realizarem seus arremessos e tiverem seus tempos cronometrados, o próximo grupo inicia seu turno.
Exemplo: Grupo 01 terminou seu turno de 01 arremesso entra o Grupo 02 e assim sucessivamente até completarem os 5 turnos (5 arremessos);
- O tempo de vôo é determinado do momento que o competidor arremessa seu bumerangue ao momento em que toca o bumerangue e então efetua a pegada. Exemplo: se o competidor ao tenta fazer a pegada o bumerangue bate em sua mão e voa adiante e finalmente obtém o controle da pegada. O tempo é marcado quando houve o primeiro contato;
- O tempo é marcado somente se houve uma pegada legal;

Warm-up (aquecimento):

- Warm-up geral tem o tempo de 15 minutos antes de iniciar o evento;
- Não há Warm-up individual;
- Após o encerramento do Warm-up geral nenhum competidor poderá fazer arremessos.

Re-throws (rearremessos)

- Havendo necessidade de Re-throws, estes serão feitos após a sessão completa de todos os competidores (fim do 5º turno - 5º arremesso);
- O problema apontado para pedido de "re-throw" deve ser sério o suficiente para ser considerado válido.

Oficiais por raias:

- São os próprios competidores;
- 01 Juiz principal que observa a ocorrência de "foot fault".
- 01 marcador dos tempos de cada competidor por turno (scorekeeper);
- 03 timers (cronometradores) por cada competidor e 01 timer Back-up que estará acompanhando o competidor para verificar se a pegada foi legal e dentro da área legal do campeonato;
- 03 Juízes que estarão posicionados nas extremidades da área considerada como campo de competição para verificar se a pegada foi legal (dentro da área).
Cabe ressaltar que este Juízes devem estar posicionados em relação a direção do vento, ou seja, na direção em que o bumerangue fará a trajetória.

Nota importante:
Para determinar a posição de cada competidor POR MODALIDADE (e consequente premiação por modalidade) será considerado tempo real cronometrado, ou seja se o competidor conseguir um vôo com mais de 50 segundos este tempo será o ofical para premiação DA MODALIDADE;
O tempo máximo de 50 segundos somente será aplicado para compôr a posição de cada competidor no OVERALL ranking (colocação geral no campeonato).

MTA 100 - Melhor de 3 em 5

As regras são as mesmas aplicadas ao MTA 1 de 5 apenas com as seguintes modificações:
- O tempo oficial de cada competidor é a soma de seus 03 melhores tempos em 05 arremessos;
- O tempo total a ser considerado é 150 segundos, ou seja, 03 vezes de 50 segundos.

Nota importante:
Para determinar a posição de cada competidor POR MODALIDADE (e consequente premiação POR MODALIDADE) será considerado a soma dos tempos reais cronometrados dos 03 melhores arremessos, ou seja se o competidor conseguir um vôo (ou vôos) com mais de 50 segundos este tempo será o ofical para premiação DA MODALIDADE;
O tempo máximo de 150 segundos somente será aplicado para compôr a posição de cada competidor no "OVERALL RANKING" (colocação geral no campeonato).