Regras da modalidade Fast Catch Individual

Regras Oficiais elaboradas pela IFBA - International Federation of Boomerang Association.
Livro de Regras versão 1.5 de 2018.

O Campo

Objetivo:

- Efetuar 5 pegadas no menor tempo possível.

Raias:

- 2m e 20m

Para pontuar:

- Distância mínima de 20 metros para ser considerado arremesso válido;
- Pegada legal para todos arremessos legais;
- O tempo total cronometrado de 5 pegadas legais.
- Se o bumerangue cair durante a transição para o próximo arremesso contará como pegada válida;
- Se o competidor quiser trocar de bumerangue, o bumerangue (ou parte dele se houver quebra) deverá estar na raia central de 2 metros (bull's eye) antes de novos arremessos com o bumerangue substituto.
- O tempo limite é de 01 minuto. Se as 05 pegadas não forem feitas dentro de 01 minuto, o número de pegadas legais é o que será computado. Se o bumerangue estiver em vôo quando se encerra o tempo limite e houver a pegada, será considerada pegada válida. Se esta pegada for a 5ª o tempo será computado.
Exemplo: o competidor faz o 5º arremesso aos 58 segundos e aos 01m04s é feito a pegada. O tempo a ser computado é 01m04s.
- Se a 5ª pegada for fora do bull's eye (raia de 2 metros), o tempo é marcado (para-se o cronômetro) quando o competidor retornar ou tocar o bull's eye.

Pontuação:

- O menor tempo entre o arremesso incial e a 5ª pegada, ou números de pegadas válidas dentro de 01 minuto, determinará o "score" (pontuação).
Havendo as 5 pegadas válidas, os cronômetros são parados quando o competidor estiver dentro ou tocando o bull's eye.

Round (sessão de arremessos):

- Cada competidor tem 02 rounds;
- Cada round é feito em raias diferentes;
- Um competidor por vez faz seu round;
- Os competidores são responsáveis em saber se os Timers (cronometradores) estão prontos para início do round.
- O competidor deverá aguardar o Juíz principal anúnciar que a raia está livre (circle is clear) e então inicia seu round.

Warm-up (aquecimento):

- Warm-up geral tem o tempo de 10 minutos antes de iniciar o evento. Não se pode usar a raia de 2 metros - bull's eye;
- Após o encerramento do Warm-up geral nenhum competidor poderá fazer arremessos até seu warm-up individual;
- Warm-up individual por 01 minuto será permitido aos competidores antes de iniciarem seus rounds;
- Warm-up individual deverá ser feito dentro da Raia de 02 metros (bull's eye);
- O tempo de 01 minuto inicia após a sinalização pelo Juíz principal e o competidor poderá interromper o warm-up a qualquer momento e dar início ao seu round.

Re-throws (rearremessos)

- Havendo necessidade de Re-throws, estes serão feitos após a sessão completa de todos os competidores e na raia onde ocorreu o protesto e antes de haver a movimentação do grupo para a próxima raia (no caso se ocorreu no primeiro round);
- O problema apontado para pedido de "re-throw" deve ser sério o suficiente para ser considerado válido.

Oficiais por raias:

- São os próprios competidores;
- 01 Juiz principal que observa a ocorrência de "foot fault" (pisar sobre a linha que anula o arremesso) e anunciar o início do round exclamando "Raia Livre" ("Circle is Clear"). O competidor tem 15 segundos para iniciar o round. O Juíz principal, em sendo necessário, anunciará 10 segundos restantes e então a contagem regressiva 5, 4, 3, 2, 1 e Pare. Se o competidor não conseguir arremesar neste tempo terá o round anulado.
Também tem a função de contar as pegadas e quando o competidor retorna ao bull's eye (quando finaliza o round). Deve anunciar em alto e bom som a fim de que os Juízes de Raia possam ouví-lo e verificar sua contagem após cada arremesso;
- 04 "timers": 03 oficiais mais 01 de "back-up" (reserva em caso de falha de uns dos cronômetros). O "timer back-up" é designado antes dos rounds iniciarem.
A marcação correta de tempo é usando o modo "lap" nos cronometros.
- 01 marcador de tempo ou pegadas totais (scorekeeper);
- 03 Juízes de raia na linha dos 20 metros para averiguar a distância de cada arremesso e para verificar se a pegada foi ou não efetuada. Se porventura o bumerangue não ultrapassar a linha de 20 metros (ou por sobre esta linha) o Juíz de raia balançará os braços estendidos para baixo e observará se os outros Juízes também estão fazendo este movimento e então dirá "Short" (curto) de forma que o Juíz principal (e o competidor) possa ouvir e não considerar o arremesso na contagem de pegadas.