Regras da modalidade Aussie Round Individual

Regras Oficiais elaboradas pela IFBA - International Federation of Boomerang Association.
Livro de Regras versão 1.5 de 2018.

O Campo

Objetivo:

- Marcar a maior pontuação em 5 arremessos válidos.

Campo de competição:

- Área préviamente determinada como válida para a pontuação por Pegada, dentro ou fora da Raia de 50 metros.

Raias:

- 2m, 4m, 6m, 8m, 10m, 20m, 30m, 40m e 50m

Raias de pontuação:

Precisão: 2m, 4m, 6m, 8m, 10m e 20m
Distância: 30m, 40m e 50m
Pegada: todas as raias e toda a área do campo (área pré determinada).

Regras do rodízio (posicionamento dos competidores): Veja infográfico abaixo

- Todos os competidores deverão seguir um rodízio para que o evento tenha mais fluidez.
O rodízio dos competidores é o seguinte:
- Posição 01 - Competindo: Grupo de competidores fazendo o seu round. Finalizado o round, seguem para Posição 02;
- Posição 02 - Juízes de linha na raia de 30 metros. Finalizado o round, seguem para Posição 03;
- Posição 03 - Juízes de linha na raia de 40 metros. Finalizado o round, seguem para Posição 04;
- Posição 04 - Juízes de linha na raia de 50 metros. Finalizado o round, seguem para Posição 05;
- Posição 05 - Grupo de espera até a chamada para estarem no "Próximo grupo - on deck". Finalizado o round, seguem para Posição 06;
- Posição 06 - Próximo grupo - On deck: grupo de competidores que estão no aguardo para iniciar seu round. Finalizado o round, seguem para Posição 01.

Para pontuar:

- Distância mínima de vôo do bumerangue para ser considerado arremesso válido: 20m;

- Pegada legal ou não havendo pegada, pontua-se onde o bumerangue parar no chão.

Pontuação:

- Pontuação oficial de cada arremesso é a soma do total em precisão, pegada e distância.

Pontuação por Precisão:

- O bumerangue deverá passar a raia de 30 metros para pontuação por precisão. Se o vôo não chegar à raia de 30 metros mas ultrapassar a raia dos 20 metros, somente haverá a pontuação por Pegada;
- A pontuação se dá nas raias de Precisão (vide imagem do campo acima) onde foi feita a pegada ou onde parar no chão;
- A pontuação por Precisão na modalidade Aussie Round é um pouco diferente da pontuação da modalidade Precisão:
- Dentro da Raia de 2 metros (bull's eye) - 10 pontos
- Sobre a linha da Raia de 2 metros - 9 pontos
- Entre as Raias de 2 e 4 metros - 8 pontos
- Sobre a linha da Raia de 4 metros - 7 pontos
- Entre as Raias de 4 e 6 metros - 6 pontos
- Sobre a linha da Raia de 6 metros - 5 pontos
- Entre as Raias de 6 e 8 metros - 4 pontos
- Sobre a linha da Raia de 8 metros - 4 pontos
- Entre as Raias de 8 e 10 metros - 4 pontos
- Sobre a linha da Raia de 10 metros - 3 pontos
- Entre as Raias de 10 e 20 metros - 2 pontos
- Sobre a linha da Raia de 20 metros - 1 ponto

Pontuação por Pegada:

- A pegada vale 4 pontos, indiferente de onde se faz a pegada;

- A pegada é válida em qualquer local dentro da área préviamente determinada como "campo de competição" (não há raias que delimitam);

- Para pontuar por pegada o bumerangue deve passar no mínimo sobre a raia dos 20 metros;

**obs: se o bumerangue passar a raia dos 20 metros mas não alcançar a raia dos 30 metros contará somente a pontuação por pegada, ou seja, não haverá pontuação por distância nem precisão.

Pontuação por Distância:

- A pontuação por distância somente é computada se houver pontuação por Pegada ou Precisão;
- Pontos por distância:
Na raia dos 50 metros e acima - 6 pontos;
Na raia dos 40 metros e acima porém abaixo da raia dos 50 metros - 4 pontos;
Na raia dos 30 metros e acima porém abaixo da raia dos 40 metros - 2 pontos;
Abaixo da raia dos 30 metros não há pontuação por distância.

Pontuação por Precisão quando o bumerangue bate no chão e continua o vôo:

- Se após o arremesso o bumerangue tocar o chão e ocorrer a pegada, isto não é considerado uma "Pegada legal" e assim sendo, não pontua a pegada mas podem ser computados os pontos por Precisão e Distância;
- É permitido ao competidor parar o bumerangue após ter batido no chão, quer seja fazendo a pegada ou outra forma de pará-lo, para pontuar por Precisão.
Pontuação de Precisão de acordo com o local de pegada ou o bumerangue cair ao se tentar pegar (não houve a pegada - drop):

- Pontuação se a pegada for executada: Se o competidor tiver vários contatos com o bumerangue em vários locais das raias antes de conseguir obter controle total da pegada, a pontuação será aquela onde houve o contato com o bumerangue na raia de menor pontuação.
Exemplo: se o bumerangue teve o primeiro contato na raia de 10 pontos, não houve o domínio na pegada e o bumerangue "pula" para a raia de 8 pontos e ainda não houve o domínio da pegada "pulando" novamente para a raia dos 10 pontos onde finalmente há o domínio, a pontuação será na raia de menor pontuação, no caso, a raia de 8 pontos.

- Pontuação se não houver pegada: Se o competidor tiver vários contatos com o bumerangue em vários locais das raias, não conseguir fazer a pegada e o bumerangue cair, a pontuação será na raia de menor pontuação onde o competidor teve contato com o bumerangue.
Exemplo: se o bumerangue teve o primeiro contato na raia de 10 pontos, não houve o domínio na pegada e o bumerangue "pula" para a raia de 8 pontos e ainda não houve o domínio da pegada "pulando" para a raia dos 6 pontos e então retornando à raia dos 8 pontos não havendo a pegada e o bumerangue cai no chão, a pontuação se dá na raia de menor pontuação onde houve contato com o bumerangue, neste caso na raia de 6 pontos.

- Se o competidor cair depois de completar a pegada, o local antes da pegada onde estavam os seus pés (ou último local de contato do corpo com o chão) será o local de pontuação;  

- Se o competidor estiver caído quando a pegada é feita, os pontos da precisão serão determinados pelo local onde houve total contato com o solo;

- Se o competidor não estiver em contato com o solo quando a pegada é realizada, os pontos da precisão serão determinados onde houver o primeiro contato com o solo após a pegada.

Round (sessão de arremessos):

- Cada competidor tem 1 round de 5 arremessos;
- Os grupos podem ser de 5, 4 ou 3 competidores. Cada competidor arremessa uma vez intercalando com outros competidores até completar seus 5 arremessos;
- Finalizado o round, entra o próximo grupo.

Warm-up (aquecimento):

- Warm-up geral tem o tempo de 10 minutos antes de iniciar o evento;

- Após o encerramento do Warm-up geral nenhum competidor poderá fazer arremessos até seu warm-up individual;
- Deve-se fazer o aquecimento fora da Raia de 10 metros para que se preserve as linhas (não se apaguem);
- Warm-up individual por 3 minutos será permitido aos competidores antes de iniciarem seus rounds;
- Warm-up individual poderá ser feito dentro da Raia de 10 metros para aferição de distância;
Oficiais por raias:

- São os próprios competidores;

- 1 Juiz principal que observa a ocorrência de "foot fault" (pisar sobre a linha da raia de 2 metros o que anula o arremesso) e anunciar o início do round exclamando "Raia Livre" ("Circle is Clear"). O competidor tem 15 segundos para o arremesso. O Juíz principal, em sendo necessário, anunciará 10 segundos restantes e então a contagem regressiva 5, 4, 3, 2, 1 e Pare. Se o competidor não conseguir arremesar neste tempo terá o arremesso anulado.
Este Juiz também poderá desempenhar o papel de Juíz central;

- 1 Juíz central, que também observa se há "foot fault" e que faz o anúncio da pontuação de distância, pegada e precisão de cada competidor.
Este Juiz também poderá desempenhar o papel de Juíz Principal;
- 1 marcador de pontuação de cada competidor (scorekeeper);

- 1 Juíz de distância que estará posicionado atrás da raia dos 50 metros e levantará uma placa com a pontuação de acordo com a distância que o bumerangue atingiu;
- 3 Juízes de raia para cada raia de distância (30, 40 e 50 metros). Se necessário, dois Juízes de raia poderão ser posicionados na Raia de 20 metros.