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Modalidades

Para as competições individuais há 06 modalidades oficiais:

- Fast Catch

- Enduro

- Trick Catch / Trick Catch Doubling

- Precisão

- Aussie Round

- MTA

Como devem se posicionar os Juízes*

*para as modalidades Fast Catch, Enduro, Trick Catch/Trick Catch Doubling e Precisão

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Os jogadores quando não estão na vez de jogar, devem se postar na Raia dos 20 metros e verificar se o bumerangue atingiu a distância regulamentar, ou seja, da raia de 20 metros e acima.
A melhor forma do juíz de linha se postar é cerca de 2 a 5 metros para fora da raia de 20 metros e a forma correta para ver se o bumerangue atingiu a distância, é traçar uma linha imaginária que tangencie a raia dos 20 metros.
Na imagem acima pode-se ver pelas linhas tracejadas (em cores diversas) como fazer esta tangente.
Exemplificando: Tomando como base a linha tracejada em cinza, que representa o trajeto do vôo do bumerangue, os Juízes de linha 01, 02, 03 e 04 levantarão um dos braços validando o arremesso e os Juízes de linha 05 e 06 não poderão validar, pois a linha de tangente não está dentro da área do vôo do bumerangue. Caso um dos juízes não ver o bumerangue dentro de sua linha de tangente, balançará os braços abaixados. Se apenas um juíz levantar o braço, o arremesso é considerado válido.

Sobre "Pegada Legal"

- Ato de parar e obter controle de um bumerangue em vôo após uma arremesso legal (veja abaixo) desde que o bumerangue não tenha tocado o solo e que tenha alcançado a distância legal (com excessão da modalidade MTA, as demais modalidades tem um alcance mínimo de 20 metros);
- Deve-se ter controle total da pegada antes do bumerangue cair ou tocar o solo;
- O bumerangue pode ficar preso ao corpo do competidor desde que a pegada não seja especificada como "clean". Exemplo: No Trick Catch - Pegada com a mão esquerda ou Pegada com a mão direita. Deve-se usar apenas as mãos "limpas" para a pegada (sem tocar outra parte do corpo);
- Se quando da pegada o bumerangue bater e "espirrar" e mesmo assim o competidor conseguir efetuar a pegada, esta será válida desde que não haja contato do bumerangue com o chão;
- Não se pode usar qualquer artifício tanto na parte de cima quanto na parte de baixo que auxiliem a pegada;
- Buracos de demasiado tamanho, abertos ou fechados, também não são permitidos para que facilitem a pegada. Os furos usados como regulagem não são considerados ilegais;
- Em qualquer caso, o bumerangue deve estar preso no mínimo entre dois dedos da mesma mão, ambas as mãos ou ambos os pés.
- Ao colocar o dedo, mão ou pé em um burado no bumerangue não é considerada uma pegada legal;
- Nenhum dispositivo, mecanizado ou não, poderá ser utilizado no auxílio da pegada do bumerangue.

Sobre "Arremesso Legal"

O arremesso é considerado legal quando efetuado dentro do "Bull's eye" (raia de 02 metros) sem que o competidor pise sobre a linha da raia ou em outra área designada e que satisfaça a distância mínima requerida para a modalidade. Ex: na modalidade MTA o arremesso pode ser feito em qualquer lugar dentro da raia dos 50 metros e as demais modalidades - Fast Catch, Enduro, Trick Catch, Precisão e Aussie Round devem ser feitos dentro do "Bull's eye".